domingo, 30 de agosto de 2009

CONSELHOS MUNICIPAIS DA JUVENTUDE

Entrou em vigor o regime jurídico dos Conselhos Municipais da Juventude. É resultado de um longo e empenhado debate na Comissão de poder local, ordenamento do território e ambiente da Assembleia da República.

Este novo regime vem exigir aos municípios a criação de estruturas representativas da juventude. É uma forma de a envolver na gestão da causa pública, nomeadamente, em matérias relacionadas com políticas de juventude.

Em inúmeros concelhos, que já têm estas estruturas, este diploma apenas lhes exige uma adaptação dos seus regimes a esta nova lei. Porém, para municípios como Viana do Castelo, este diploma assume uma grande importância política. Só assim a juventude vianense passa a ocupar o lugar que lhe cabe na abordagem aos assuntos concelhios. Há muito que faz falta um Conselho Municipal da Juventude em Viana do Castelo. É pena que venha a existir (esperemos) apenas por imposição legal.

A Juventude Popular de Viana espera que o futuro presidente da Câmara saiba promover este instrumento de participação cívica junto dos jovens Vianenses.

A Comissão Politica da Juventude Popular de Viana do Castelo