quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

JOVENS ALHEIOS À COMUNIDADE INTERMUNICIPAL

COMUNICADO DE IMPRENSA (20 DE OUTUBRO 2009)
No passado fim-de-semana a Juventude Popular( JP) de Viana Castelo realizou inquéritos informais a cerca de uma centena de jovens vianenses recenseados eleitoralmente, assentando o inquérito em duas singelas questões:
1 - Sabe o que é a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima?
2- Sabe que se vai realizar um referendo Municipal em Viana do Castelo?
A estrutura concelhia da JP ficou estupefacta quando chegou à triste conclusão que mais de 80% dos jovens inquiridos não sabem o que é uma Comunidade Intermunicipal e muito menos a CIML - «Comunidade Intermunicipal Minho-Lima». Relativamente à segunda questão, 50% dos jovens inquiridos assumem ter ouvido falar num referendo a realizar em Viana, mas quanto ao objecto do mesmo não fazem a miníma ideia qual seja.
É triste e vegonhoso que as estruturas politico-partidarias, com representação no Concelho, se preocupem somente em realizar e utilizar um instrumento como o referendo, pedra basilar de uma democracia, sem se preocuparem se os jovens vianenses têm o minímo dos esclarecimentos relativamente a esta matéria.
Após esta triste conclusão a JP - Juventude Popular de Viana do Castelo decidiu realizar um conjunto de tertúlias de esclarecimento com apoiantes do sim e do não, tertúlias essas que contarão com a presença de Prof.s de Direito, Economistas,empresários , politicos dos mais diversos quadrantes. A JP irá propôr também a realização de um debate entre autarcas do Distrito .
Neste referendo está em jogo o futuro de Viana do Castelo entendendo a JP que a Democracia não se pode esgotar no acto da votação , na ida ás urnas, sendo fundamental para uma democracia que se quer viva, debates e sessões de esclarecimentos para um melhor esclarecimento dos cidadãos e sobretudo para os Jovens Vianenses. Juventude Popular (JP)Concelhia de Viana do Castelo
JPViana do Castelo 20 de Outubro 2009